No dia 23 de agosto, faleceu aos 83 anos de idade um dos grandes jornalistas do Brasil, Goulart de Andrade. Ele estava internado há duas semanas no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, com problemas no sistema cardiorespiratório. Deixou esposa, três filhos, três netos e uma bisneta.

GOULART DE ANDRADE
Iniciou sua carreira de mais de seis décadas na extinta TV Rio, com o programa “Preto no Branco”, em 1958. Nos anos 1970, trabalhou no “São Paulo Especial”, “Fantástico” e no famoso “Comando da Madrugada”, todos pela TV Globo. Acumulou passagens pelas principais emissoras do país, como Tupi, Band, SBT e Record, onde atuou no mercado publicitário, direção e apresentação.

Seu último trabalho foi na TV Gazeta, com o programa “Vem Comigo”, cujo nome faz referência ao bordão criado pelo profissional e reconhecido como sua marca registrada. Na atração, ele lidava com alunos da Fundação Cásper Líbero, que tinham a missão de repaginar reportagens históricas para a linguagem atual.

ACERVO PESSOAL
O acervo pessoal do apresentador Goulart de Andrade está disponível na Cinemateca de São Paulo, com mais de 12 mil horas de gravações.

VÍDEO
Em 1983, Goulart de Andrade foi visitar os bastidores de um programa de rádio de humor, chamado “Balancê”, que ia ao ar pela Rádio Excelsior (hoje CBN). Na matéria, Goulart conversou com Fausto Silva, então apresentador da atração, e o convida para apresentar um programa na TV Gazeta, o “Perdidos na Noite”.

Mais de 30 anos depois, (esse vídeo é de 2014) os alunos de Comunicação da Faculdade Cásper Líbero Giuliana Giannoccaro, Allan Bezerra, Marcela Araújo Denardi e Dâmaris Dellova discutiram o humor nas mídias brasileiras. Eles entrevistam a Cia de Humor – Os Barbixas, composto por Daniel Nascimento, Anderson Bizzocchi e Elidio Sanna, que ganhou sucesso com vídeos publicados na internet, tudo é claro com a supervisão do grande jornalista Goulart de Andrade que nessa edição, mostrou os bastidores do programa “Na Geral”, da Rádio Bandeirantes, que mistura futebol e humor e conversou com o humorista e locutor comercial e publicitário Beto Hora.

Valeu Goulart De Andrade, muito obrigado pelos 61 anos de ótimos serviços prestados ao jornalismo.

FONTE: Cheni no Campo / Comunique-se / Fundação Cásper Líbero

Anúncios